quinta-feira, 13 de março de 2014

Lepo lepo: homens ou mulheres?


Antes que eu alguém apareça querendo me dar liçãozinha de moral, dizendo "ai, Mayara, não acredito que você vai falar sobre esse lixo!", eu digo cala a boca e lê até o final antes de começar a tirar as conclusões erradas.
À primeira vista, Lepo Lepo soa bem machista. Mas você já tentou analisar bem a letra? Eu não vou zoar desta vez dizendo "mas que letra?", juro. Apesar de toda a analogia a mulheres e muito sexo - vide o clipe, a coreografia e saca no look das dançarinas acima -, de certa forma, a música acaba se tornando um reforço para o feminismo, mesmo que de forma impensada.
Vamos analisar desde o começo e com calma, ok? Primeiro: como é dito desde o começo da música - fica repetindo até o final -, o cara é pobre, mai um pouco ele começa a receber bolsa família também, não tem carro, não tem teto e, se a mulher continuar com ele mesmo assim, é porque alguma coisa ela tá querendo e o que é fica bem claro, né? O cara canta 4 vezes no refrão só pra fixar bem!
Ok, agora vamos ao meu ponto de vista. Onde eu vi feminismo aqui? Acompanha minha linha de raciocínio: ele não deixa de que classe social a mulher pertence, a dele a gente nem precisa perguntar, claro, mas, pelo que eu vi em uma entrevista que ele deu durante o carnaval sobre a música ser uma "crítica social", creio que a mulher seja classe média alta e, levando em consideração o tipo de lingerie que as dançarinas apresentam no clipe, fica bem explícito que a vida financeira da mulher vai muito bem, obrigado, né? Enfim, esse não é ponto aqui. A parte em que eu quero chegar é a do "e se ficar comigo é porque gosta do meu ranranranranranranranran o lepo lepo". Quando chega nessa parte da música todo mundo já entendeu - ou não - que não é amor, não é interesse, não é cumplicidade e sim sexo. "Uau, Mayara, você tá me fazendo perder tempo pra falar uma coisa que eu já sabia?", calma que eu ainda não terminei. Gente, será que tá difícil de entender que a mulher tá por cima? O PSIRICO TÁ GRITANDO PROS QUATRO VENTOS QUE ELE - e todos os homens que cantarem esta música - SÓ SERVE PARA SATISFAZER OS DESEJOS SEXUAIS DA TAL MULHER! Pronto, cheguei no ponto que eu queria. Pois é, mulherada, parece que, mesmo inconscientemente, alguém concordou com as feministas quando o assunto é homem: mulher é o ser superior e homem só pensa e serve para o "lepo lepo".

4 comentários:

  1. Adorei o post! Muito bom e bem pensado!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Você "esqueceu" de mencionar alguns pontos:
    Ele diz que vai "falar com ela e saber a verdade:
    1 - Se é dinheiro (portanto, ele não é um pé rapado como você deixa transparecer. Apenas teve problemas financeiros e em dado momento, perdeu a casa e o carro;
    2 - Se é AMOR (portanto, existe sentimento verdadeiro (ao menos por parte dele);
    3 - Se é CUMPLICIDADE ou seja, se ela é parceira nos momentos difíceis também.

    Quanto ao Lepo Lepo, ele quer dizer que o relacionamento deles tem esse "plus" gostoso ou que se dão bem na cama.

    ResponderExcluir
  4. Bom, você tocou em alguns pontos que eu não tinha nalisado direito, Carlos. Porém, na questão do amor, não concordo que seja da parte dele e sim da parte dela porque, no caso, quem iria passar pelo "teste de resistência" era ela. E a em relação a cumplicidade, também tem o fato de que ele estava lá quando ela precisava dele para satisfazê-la e ela estaria lá não pelo caso de ele precisar, mas porque ela ainda queria o que ele "tem a oferecer".
    Mas obrigada pelo seu comentário, me fez refletir um pouco mais sobre a música (:

    ResponderExcluir